"A expansão do transporte público curitibano foi pensada já na década de 70 com a criação do BRT, corredor exclusivo para o ônibus expresso. Depois vieram os veículos articulados, os biarticulados e as estações tubos, que permitem o pré-pagamento da tarifa e o embarque dos passageiros no mesmo nível dos ônibus. Hoje, segundo dados da prefeitura, Curitiba conta com 1.910 ônibus que transportam todos os dias 2,4 milhões usuários percorrendo 480 mil quilômetros.
Com o objetivo de melhorar a mobilidade na região, o trecho urbano de uma antiga Rodovia Federal (BR-116) que atravessa a cidade foi revitalizado, dando lugar à Linha Verde, via de grande capacidade com cerca de nove quilômetros de extensão – ainda em fase de expansão – que liga o Terminal Pinheirinho à Praça Carlos. Nessa linha estão sendo testados os primeiros ônibus movidos a biocombustível da América Latina. Dos 12 veículos que operam no trecho, seis usam combustível 100% à base de soja (B-100). Essa tecnologia foi implantada em agosto de 2009 e emite 30% menos monóxido de carbono e 25% menos fumaça em comparação com o diesel. O custo, porém, fica 27,2% maior e a diferença tem de ser bancada pelo poder público".
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