O Engenheiro Civil e o Meio Ambiente

O Engenheiro Civil e o Meio Ambiente
Imagem: Associação Moda Lisboa.

Em um mundo que tanto cresce, tanto avança, devemos nos preocupar com a situação na qual o Meio Ambiente em que vivemos se encontra. Esse Blog vem no intuito de mostrar as preocupações da relação: Engenharia Civil x Meio Ambiente. Apontar soluções acerca dos conflitos nessa relação, mostrar a importância de um bom gerenciamento ambiental quando se fala sobre construção civil, além de trazer informações, novidades e curiosidades sobre a Engenharia Civil.


terça-feira, 2 de novembro de 2010

NOTA - O planejamento urbano sustentável de Curitiba.

Foto: Nani Góis.


Em 2010 a capital paranaense tem brilhado. Suas ações para guiar o crescimento demográfico através de um planejamento urbano sustentável de qualidade lhe renderam dois importantes prêmios internacionais: o prêmio de Cidade Sustentável Global e o prêmio de Transporte Sustentável. Curitiba vem com isso nos provar que é possível existir desenvolvimento sustentável sem parar o crescimento, basta apenas que haja compromisso, seriedade e honestidade por parte dos administradores públicos. Não é atoa que o júri que concedeu esses prêmios para a cidade destacou o Sistema de Gestão, que coloca o meio ambiente em destaque em todos os setores da administração. O trecho abaixo faz parte da reportagem na qual obtive essas informações sobre Curitiba:

"A expansão do transporte público curitibano foi pensada já na década de 70 com a criação do BRT, corredor exclusivo para o ônibus expresso. Depois vieram os veículos articulados, os biarticulados e as estações tubos, que permitem o pré-pagamento da tarifa e o embarque dos passageiros no mesmo nível dos ônibus. Hoje, segundo dados da prefeitura, Curitiba conta com 1.910 ônibus que transportam todos os dias 2,4 milhões usuários percorrendo 480 mil quilômetros.

Com o objetivo de melhorar a mobilidade na região, o trecho urbano de uma antiga Rodovia Federal (BR-116) que atravessa a cidade foi revitalizado, dando lugar à Linha Verde, via de grande capacidade com cerca de nove quilômetros de extensão – ainda em fase de expansão – que liga o Terminal Pinheirinho à Praça Carlos. Nessa linha estão sendo testados os primeiros ônibus movidos a biocombustível da América Latina. Dos 12 veículos que operam no trecho, seis usam combustível 100% à base de soja (B-100). Essa tecnologia foi implantada em agosto de 2009 e emite 30% menos monóxido de carbono e 25% menos fumaça em comparação com o diesel. O custo, porém, fica 27,2% maior e a diferença tem de ser bancada pelo poder público".


Confira toda reportagem clicando no link abaixo:


http://www.oecocidades.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário