O Engenheiro Civil e o Meio Ambiente

O Engenheiro Civil e o Meio Ambiente
Imagem: Associação Moda Lisboa.

Em um mundo que tanto cresce, tanto avança, devemos nos preocupar com a situação na qual o Meio Ambiente em que vivemos se encontra. Esse Blog vem no intuito de mostrar as preocupações da relação: Engenharia Civil x Meio Ambiente. Apontar soluções acerca dos conflitos nessa relação, mostrar a importância de um bom gerenciamento ambiental quando se fala sobre construção civil, além de trazer informações, novidades e curiosidades sobre a Engenharia Civil.


sábado, 21 de maio de 2011

Revitalizando Antigas Construções.


Imagens: Courtesy NL Architects.


Sabemos dos vários conflitos criados entre a construção civil e a preservação do Meio Ambiente tanto em nosso país, quanto no mundo. Essa relação é muito conflituosa, a construção civil avança cada vez mais em direção as áreas verdes, que deveriam ser preservadas. Em Salvador, por exemplo, a invasão da mata atlântica pelas construções de shoppings, condomínios, edifícios comerciais, entre outros, na avenida Luís Vianna Filho (mais conhecida como "Paralela"), é cada vez maior. Isso vem causando grande descontentamento tanto dos defensores da natureza quanto das pessoas que conhecem as leis ambientais. Uma das possíveis soluções para esse problema seria a revitalização de construções antigas. No caso de Salvador, a zona do comércio da cidade tem vários prédios abandonados que poderiam ser reaproveitados e, com isso, além de diminuir o avanço da construção civil em direção a mata atlântica, diminuir a produção de resíduos sólidos gerados pelas construções. Resolvi escrever sobre esse assunto após passar pelo http://blog.construcaoeficiente.com.br/ e ler um ótimo texto sobre essa temática. Abaixo vocês podem conferir parte da matéria:

POR VANESSA MENDES ARGENTA

"Se você é interessado pelo tema da sustentabilidade, com certeza já ouviu falar que a redução de consumo é vital para que possamos continuar habitando nosso planeta. Diminuir o consumo significa principalmente reduzir os resíduos, que são despejados diariamente no mar, em rios, terrenos baldios ou em aterros sanitários.


Mas você sabia que cerca de 65% dos resíduos sólidos produzidos nas cidades são entulhos de construções? Demolições, reformas, ampliações de edificações geram um volume gigantesco de lixo que não é aproveitado e fica depositado muitas vezes em locais irregulares. Cada metro quadrado construído gera cerca de 150 kg de resíduos!

Para diminuir este impacto, uma ideia que vem ganhando força nos últimos anos é a reutilização de edifícios abandonados: ao invés de demolí-los, gerando toneladas de entulho, reaproveita-se as estruturas e infra-estruturas para novos usos. Isso vem ganhando força principalmente na Europa e começa a ser considerada no Brasil."

Confira toda a matéria no link abaixo:



Nenhum comentário:

Postar um comentário